3 tipos de negociação para o bom negociador

Para entender como ser um bom negociador, vamos começar pelos principais tipos de negociação usados nas mais diversas situações. Confira os diferentes estilos.

1. Negociação distributiva

negociação distributiva é a tradicional “perde-ganha”, em que um dos lados precisa perder para que o outro possa ganhar, e vice-versa.

São as clássicas negociações de compra e venda, em que os participantes tentam chegar a um acordo sobre o valor mais justo para ambos. Por isso, são acordos que envolvem valores e ativos fixos, que ocorrem sempre em ambientes competitivos.

2. Negociação integrativa

negociação integrativa é mais cooperativa, pois cria as condições para um cenário “ganha-ganha” entre as partes.

Nesse sentido, há oportunidades de aumentar o valor para ambos os participantes, melhorando os resultados de todos ao final da conversa.

É o caso, por exemplo, da negociação de uma parceria entre empresas, em que várias condições podem levar ao benefício mútuo e maximizar o potencial lucrativo de ambas.

3. Negociação criativa

Na negociação criativa, o clima é de abertura total, pois ambas as partes abrem o jogo sobre seus interesses e buscam soluções conjuntas para seus problemas.

Costuma ocorrer dentro de equipes nas empresas, por exemplo, onde todos têm interesses comum, mas divergem em estratégias.

Nesse caso, os participantes se unem em um esforço colaborativo para superar as diferenças e usar a criatividade para solucionar questões complexas.

Fonte: https://focanodinheiro.neon.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s