O PERFIL DO PROFISSIONAL DE EVENTOS

Quando me perguntam sobre a principal competência que, em minha opinião, definiria o perfil ideal de um profissional de eventos, não penso duas vezes para responder: “resiliência”.
O termo “resiliência”, cada vez mais em moda no mundo dos recursos humanos, provém da física, e na sua origem serviria para identificar a capacidade dos materiais de suportar grandes impactos de temperatura e pressão, sofrendo deformações, mas conseguindo aos poucos se recuperar e voltar à sua forma anterior. E é precisamente isso, um elevado nível de resiliência, o que faz na prática com que um bom profissional se destaque no cada vez mais competitivo mercado de produção de eventos.
Submetido a constantes e elevadas doses de pressão e estresse, o profissional de eventos deverá agir sempre com uma extraordinária capacidade de resistir a situações adversas e imprevistas, e mesmo sendo física e emocionalmente afetado por estas situações, deverá saber se recuperar com relativa rapidez, sem perder a paciência e a serenidade.
Na física, quanto maior for a resiliência de um material, mais flexível e resistente ele é. De forma semelhante acontece com o profissional de eventos. E a resiliência não deverá se restringir apenas à capacidade do profissional de suportar um elevado nível de estresse, é preciso que ele saiba fazer uso das adversidades para melhorar ainda mais o seu desempenho profissional.
Entre as qualidades que mais se destacam em uma personalidade resiliênte encontram-se a capacidade de resolução de problemas, a autoconfiança, a inteligência emocional, o comprometimento, a proatividade, a facilidade de trabalhar em equipe, a empatia, o otimismo e a persistência.

20131004-181318.jpg

Anúncios

Um comentário em “O PERFIL DO PROFISSIONAL DE EVENTOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s